Páginas

9º ANO - HISTÓRIA - 1º BIMESTRE/2021

 Aulas do Meet e Slides


Clique aqui e preencha sua presença































































Atividade 1.
Texto 1. América Latina: escravismo e período joanino.

O século XIX se inicia na América Latina com a Revolução da Independência latino-americana, que do ponto de vista ideológico correlaciona-se com as revoluções inglesa do século XVII, americana do XVIII, e diretamente com a Revolução Francesa de 1789. Por motivos óbvios tem um parentesco direto com o movimento conhecido na história espanhola com o nome de guerra da independência de 1808-1814.

2- O escravismo é marcado principalmente pela exploração da mão de obra de negros trazidos da África e transformados em escravos no Brasil pelos europeus colonizadores do país.  A escravidão indígena foi abolida oficialmente pelo Marquês de Pombal, no final do século XVIII. Os escravos eram utilizados principalmente na agricultura com destaque para a atividade açucareira, e na mineração sendo, assim, essenciais para a manutenção da economia.

3- O Período Joanino refere-se ao momento da história da colonização brasileira marcado pela presença da família real portuguesa no Brasil. Essa época específica foi iniciada em 1808, quando a Corte portuguesa e D. João VI chegaram ao Brasil, e estendeu-se até 1821, quando esse rei, pressionado pelas cortes portuguesas, optou por retornar para Portugal. Durante esse período, a família real portuguesa habitou a cidade do Rio de Janeiro.


Atividades no formulário:   https://forms.gle/ygxsF6BL2a3sU23C6

Atividade 2.
Texto 2:  Antecedentes da Guerra do Paraguai 1864 a 1870.

Durante o séc. XIX o Brasil possuía poucas relações com os outros países da América do Sul, e sendo assim, travou três guerras com alguns de seus vizinhos. A guerra mais importante foi à guerra do Paraguai, e também a mais longa, durando seis anos, entre os anos de 1864 e 1870. A partir da ditadura paraguaia que teve início em 1813, o Paraguai se isolou politicamente e economicamente de seus vizinhos, e dessa forma começou a desconfiar dos outros países latinos que eram maiores e mais povoados, principalmente do Brasil e das Províncias Unidas do Rio da Prata, visto que estes tinham relutado em aceitar a independência do Paraguai. Essa relutância era devido a ambos os países reivindicarem territórios paraguaios. O Brasil relutava por causa de uma região produtora da erva-mate nativa, que se localizava na divisa com o Mato Grosso, e a Argentina reivindicava a região a leste do rio Paraná e a oeste do rio Paraguai. Além disso, ainda havia um desentendimento acerca da navegação nos rios Paraguai-Paraná. Para além do mais, o governo paraguaio se sentiu ameaçado pelo Brasil devido a este ter ameaçado uma intervenção militar no Uruguai, que estava em desavenças com a população do sul do Brasil. Em outubro de 1864 o Brasil invadiu o Uruguai, e essa ação desencadeou um maior desconforto com o Paraguai até que este declarou guerra ao Brasil em dezembro do mesmo ano.

Link da aula: